-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 1000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rasmus Hjortshøj
Descrição enviada pela equipe de projeto. Musikhuset Esbjerg e Esbjerg Kunstmuseum têm um novo espaço aberto que incentiva a comunidade e a reunião em torno de uma piscina climática. A nova praça Henning G. Kruses Plads foi projetada pelo BIG Landscape para celebrar a relação da cidade com o mar, caracterizada tanto pela história marítima de Esbjerg quanto pela vida de Henning G. Kruse.
A localização de Esbjerg perto do mar moldou a história da cidade e seu desenvolvimento, que começou quando o porto de Esbjerg foi aberto para navegação em 1874. Hoje, Esbjerg é a quinta maior cidade da Dinamarca e porta de entrada para muitos projetos de energia verde no Mar do Norte. Ao longo dos anos, a cidade investiu em uma riqueza de ofertas culturais, das quais Henning G. Kruses Plads é o exemplo mais recente. Projetado pela BIG Landscape para a Fundação Henning G. Kruses, o Plads foi doado à Musikhuset e ao povo de Esbjerg.
Em relação ao Musikhus original de Utzon, a praça foi projetada como uma extensão da arquitetura existente. Estendendo-se do saguão interno até a orla de Havnegade, os pilares crescem junto com a floresta de bétulas do lado de fora e criam uma transição suave de dentro para fora do Musikhus. O pátio de entrada do Musikhuset foi agora transformado em uma floresta de bétulas com uma piscina climática no centro, convidando os hóspedes e transeuntes do Musikhuset a se reunir e desfrutar da área.
A praça homenageia os laços estreitos da cidade com o mar. Uma bacia redonda de 10 metros de diâmetro na "floresta" cria padrões na superfície da água por meio das vibrações da música dos palcos dentro do edifício ou por meio de vibrações pré-programadas, mantendo a água em movimento constante. A água da bacia é uma referência ao mar e uma homenagem ao trabalho de Kruses em todo o mundo.
O local, que reúne o centro antigo de Esbjerg e o parque verde da cidade ao redor da casa da música, está plantado com 55 árvores de Betula Pendula sem pólen, que é um tipo de madeira particularmente robusta. Todas as árvores têm uma altura de 4 a 5 metros, para que os visitantes tenham uma visão clara do Musikhuset e do Kunstmuseet. Eles são plantados em um sistema regular, que se alinha com as linhas do quadrado ao redor da piscina e respeita a estrutura da coluna interna do Musikhuset. Com a inclinação da praça, agora também haverá acesso livre à entrada principal para cadeirantes.